Exposição de fotografias - Manuel Casal Aguiar & Rui Lélis

>> 20090303


07 Mar. 2009 // 14 Abr. 2009
"Povo, Lugares e Paisagens de Timor"
fotografias de Manuel Casal Aguiar & Rui Lélis

Local: Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende
Sala de Exposições Temporárias | Temporary Exhibitions Room

Mais informações aqui

... a não perder ...

Inaugura dia 07 de Março de 2009 (Sábado) pelas 16h00 - (exposição aberta até 14 de Abril de 2009).



SINOPSES

Manuel Casal Aguiar

"O conjunto de 20 imagens que reuno neste pequeno livro, constitui parte de um espólio mais vasto que fui construindo durante a minha estadia como militar em Timor entre 1964 e 1966.

São , pelo descomprometimento, resultado de observações prosaicas de assuntos que pelo sentido estético apelavam à minha sensibilidade e, constituem o resultado de primeiras experiências com a fotografia. A cãmara era uma simples “cannonette” adquirida em Singapura e os “slides” que então constituiam novidade para mim , o suporte de cores que me surpreendiam pelo fiel naturalismo.

Da sua reobservação após 40 longos anos e, como memoria de um período da história de lugares da Ponta Leste de Timor, permanece assim nesta publicação, o testemunho estético da arquitectura, paisagem e Povo que muito estimo."

Fevereiro de 2008



Rui Lélis
"O serviço militar que entre 1970 e 1972 prestei em Timor Leste, possibilitou-me o contacto com um Povo e uma paisagem que verdadeiramente me fascinaram. As imagens que desse contacto recolhi e que aqui junto, foram-me proporcionadas pelas funções que então desempenhei e que me permitiram calcurrear aquela parte da Ilha e conhecer as suas gentes.

A recordação que delas conservo está para além da beleza das imagens… e só um Artista teria conseguido captar algo da personalidade das gentes. Porém, a História dos últimos 30 anos que todos conhecemos espelha muitas das grandezas e fraquezas do povo Loro Sae.

As imagens com que gostosamente me associo nesta iniciativa são o testemunho de malhas que o Império em mim teceu."

Fevereiro de 2008


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP